Um Natal diferente mas igual

Está a chegar o Natal, ainda que um pouco diferente neste ano de 2020!

Mas, inevitavelmente com ele, chegam também a euforia dos presentes, um dia-a-dia mais solto e sem rotinas… um cocktail de desregulação para qualquer criança.

Para as crianças com desafios no desenvolvimento, esta fase pode ser mais complicada e de difícil gestão. Mas há algumas ideias e estratégias para tornar a época festiva mais tranquila e prazerosa para todos os elementos da sua família.
1 – Apesar de estarem de férias, mantenha a rotina das crianças, com horas para acordar e dormir, fazer as refeições ou outras rotinas importantes como banho ou passeios.
2 – Sempre que possível, antecipe no plano do dia ou semana as alterações, visitas ou simplesmente o que vai acontecer a seguir, com recursos que incluam suporte visual para a informação verbal, de acordo com o perfil de compreensão mas também de regulação emocional da sua criança. Muitas crianças estão a contar os dias para o natal e aguardam com tranquilidade, mas para outras esperar é mais difícil!
3 – A criança pode ficar muito ansiosa ou desregulada com os presentes! Tente não os expor a todos de uma vez, pode ser boa ideia não estarem o dia todo e baixo da árvore, pois a criança (e qualquer adulto vá…) terá a tentação de lá ir mexer, espreitar e até rasgar. A espera é difícil, por isso, vamos tentar abreviar esse momento.
4 – Dê um presente de cada vez e permita que a criança o explore ao seu ritmo. É mais fácil se um menor número de pessoas se dirigirem à criança para pedir opinião ou explicar algo do presente: uma de cada vez e num tom de voz tranquilo, com vocabulário ajustado e sem repetir muitas vezes a mesma pergunta ou informação facilitará a exploração tranquila do mesmo.

A maioria das famílias estará este Natal com menos pessoas em casa, assim a implementação destas estratégias será mais fácil! Aproveite para criar novas experiencias e tradições natalícias, alimente a sua imaginação e a dos seus filhos uma vez que este ano exige adaptações para todos!

Votos de um Bom Natal e um 2021 cheio de sorrisos!

A equipa da CRIAR.