Fundamentos do Ensino Estruturado

IFormação de três dias realizada pela equipa do TEACCH Autism Program, da Universidade da Carolina do Norte. Destina-se a professores, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que trabalham com autismo. Serão apresentados os fundamentos e métodos de ensino estruturado para alunos com autismo que variem em idade e nível de funcionamento, com exemplos práticos de como envolver os alunos na sua aprendizagem através de: estruturação física da sala de aula fornecendo significado e previsibilidade; estruturação de ativi- dades académicas promovendo a autonomia. O TEACCH Autism Program encontra-se sediado na School of Medicine da UNC. É um Programa internacionalmente reconhecido, com uma abordagem compreensiva que se dirige às pessoas com Autismo e às suas famílias. O TEACCH enfatiza o desenvolvimento de competências individuais e a adaptação ambiental através do ensino estruturado. O seu principal objetivo é promover a qualidade de vida das pessoas com autismo, desenvolvendo ativamente a independência e a flexibilidade, minimizando os comportamentos disruptivos, expandido as suas oportunidades sociais e vocacionais.