Terapia Ocupacional

o Brincar como ferramenta?


Marque consulta!

“É sobretudo através do “brincar” que o terapeuta ocupacional avalia e intervém. Em paralelo pode utilizar instrumentos estandardizados para avaliar o desenvolvimento global, competências motoras, visuo-percetivas, grafo-motoras ou outras. O brincar é um meio privilegiado para desenvolver as áreas identificadas como mais fracas e valorizar as mais fortes, para que a pessoa aprenda a lidar com os desafios diários do dia-a-dia.”

 
O envolvimento nas diferentes ocupações do dia-a-dia é muito importante para o desenvolvimento da pessoa, sobretudo nos primeiros anos de vida. O terapeuta ocupacional consegue fazer mudanças, potenciando o desenvolvimento de diversas capacidades, no sentido de melhorar o desempenho da pessoa no seu quotidiano e nos seus contextos de vida. Em particular com a criança, intervém em atividades como o jogo (brincar), nas atividades de vida diária (vestir, higiene, alimentação) bem como atividades escolares e interação (quer com pares quer com adultos). O objetivo máximo é o envolvimento da criança em atividades significativas de forma funcional e independente.

O terapeuta ocupacional avalia assim, funções sensoriais, percetivas e sociais da criança, jovem ou adulto, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho das atividades. Através de uma cuidada avaliação, identifica áreas de disfunção e envolve a pessoa e a família num plano de intervenção individualizado de forma a ultrapassar as suas dificuldades.

Através do envolvimento em atividades terapêuticas significativas para a criança, pretende-se potenciar o processamento e integração sensorial, a motricidade global, a motricidade fina, competências para grafomotricidade, a perceção visual, a organização e planeamento motor, competências para atividades de vida diária, a socialização, bem como adaptações nos diversos contextos onde a pessoa está inserida.
 

Valências

A Consulta de Atraso de Desenvolvimento e Perturbação do Espetro do Autismo, promove através da terapia ocupacional a avaliação sensorial, psicomotora e funcional, para delinear um plano de intervenção e atuar o mais precocemente possível, no contexto de uma equipa multidisciplinar. Esta equipa atua ao nível da intervenção precoce, idade escolar ou na idade adulta, avaliando as necessidades da pessoa e da família, desenvolvendo e implementando um programa terapêutico individualizado de forma a promover todo o seu potencial de desenvolvimento. Esta consulta rege-se pelo princípio do desenvolvimento ao longo do ciclo vital, ajusta-se por isso à especificidade do período da vida da pessoa, oferecendo um conjunto de respostas individualizadas para favorecer o bem-estar emocional e cognitivo e promover a adaptação social, escolar, profissional e ocupacional.