Psicologia Clínica

Identifica-se com alguns destes sintomas?


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“A psicologia clínica visa a promoção do desenvolvimento da pessoa para a superação das suas dificuldades, no sentido de se conhecer melhor a si própria e de se tornar mais capaz para lidar com os muitos desafios que a vida sempre traz.”

 

Psicologia Clínica no Neurodesenvolvimento

“A intervenção precoce altera definitivamente o percurso de desenvolvimento da criança com autismo, cria a base para construção do percurso de vida mais adaptado e feliz.”

 

A Psicologia Clínica dedica-se à avaliação e intervenção num vasto leque de problemáticas de natureza mental, comportamental e emocional, que podem verificar-se ao longo da vida ou estar circunscritas a uma determinada fase. O Psicólogo irá diagnosticar a natureza das dificuldades e delinear estratégias de intervenção que visem a melhoria ou a superação dos obstáculos identificados. A intervenção aposta na capacitação da pessoa, quer sejam crianças, adolescentes ou adultos, de forma a ser o próprio a enfrentar e gerir as suas dificuldades.

A intervenção psicológica é determinante nas problemáticas como ansiedade; depressão; perturbações de adaptação ou dificuldades em lidar com transições de vida (ingresso ou mudança de emprego; casamento ou divórcio; luto…); dificuldades no relacionamento social; mas também aconselhamento parental, conjugal ou vocacional.

A Psicologia Clínica atua frequentemente ao nível das perturbações do desenvolvimento, nomeadamente ao nível do atraso de desenvolvimento, perturbação do espectro do autismo, síndrome de Asperger, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações de aprendizagem (como dislexia), mas também noutras perturbações do neurodesenvolvimento ou alterações genéticas (x-frágil, síndrome de Williams, síndrome de West…).
 

Valências

A Consulta de Atraso de Desenvolvimento e Perturbação do Espetro do Autismo é especializada em avaliação diagnóstica perante a suspeita de Atraso de Desenvolvimento ou Perturbação do Espectro do Autismo; simultaneamente promove através do apoio em psicologia, a avaliação comportamental, cognitiva e de desenvolvimento global para delinear um plano de intervenção e atuar o mais precocemente possível, no contexto de uma equipa multidisciplinar. Esta equipa de intervenção atua ao nível da intervenção precoce, idade escolar ou na idade adulta, avaliando as necessidades da pessoa e da família, desenvolvendo e implementando um programa terapêutico individualizado de forma a promover todo o seu potencial de desenvolvimento. Esta consulta rege-se pelo princípio do desenvolvimento ao longo do ciclo vital, ajusta-se por isso à especificidade do período da vida da pessoa, oferecendo um conjunto de respostas individualizadas para favorecer o bem-estar emocional e cognitivo e promover a adaptação social, escolar, profissional e ocupacional.
A Consulta de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é especializada na avaliação diagnóstica, perante a suspeita de PHDA; que promove simultaneamente a avaliação comportamental e cognitiva para delinear um plano de intervenção e atuar o mais precocemente possível, no contexto de uma equipa multidisciplinar, de forma transversal aos contextos de vida da pessoa. Uma vez confirmado o diagnóstico, criamos planos de intervenção adequados a cada pessoa e sua família, tendo como base o modelo de terapia cognitivo-comportamental. A equipa multidisciplinar pode também atuar através de consultoria especializada sobre a temática da PHDA e treino parental.
A Consulta de Dificuldades de Aprendizagem Específicas é especializada na avaliação diagnóstica da dislexia, discalculia e outras dificuldades de aprendizagem, que simultaneamente promove uma avaliação de caracterização do perfil pedagógico e cognitivo da criança ou jovem de forma implementar um plano de intervenção/reeducação, através de métodos e técnicas baseadas nos mais recentes modelos de aprendizagem. Os planos desenvolvidos são sempre individualizados e com base numa avaliação rigorosa de competências e fragilidades, podendo ser adaptados em relação à intensidade e ao contexto onde são implementados. Atuamos também através de iniciativas complementares, que se constituem uma mais-valia para as famílias, como consultadoria e professores e aconselhamento parental.
A Consulta de Dificuldades de Alimentação é orientada por uma equipa multidisciplinar (terapeuta da fala, psicólogo, terapeuta ocupacional), que executa uma recolha exaustiva de informações sobre a criança, os seus hábitos alimentares, rotinas da família e aspetos culturais para compreender a problemática existente. Simultaneamente com recurso a diferentes alimentos e estímulos orais específicos, é possível uma avaliação minuciosa do seu perfil alimentar.
É notório que a preocupação com a alimentação das crianças está a aumentar principalmente naquelas que apresentam perturbação de desenvolvimento associada. As dificuldades passam por recusa alimentar, seletividade alimentar (gosto ou aversão por texturas, cores, cheiros, temperaturas ou marcas de alimentos) e ingestão de apenas um tipo de alimento que afetam diretamente o estado nutricional, crescimento e aumento de peso da criança. No entanto, torna-se importante estar atento também às competências oro-motoras que se desenvolvem desde o nascimento quando a criança é amamentada até que adquire padrões de deglutição maduros.
Após uma cuidada análise dos dados recolhidos nos diferentes contextos é realizado um plano de intervenção de acordo com as necessidades da criança e da família.
Esta intervenção é alargada, para além do contexto clínico, aos diversos contexto de vida da criança.