Bom ano letivo!

Nos primeiros dias de setembro, com os “dias mais pequenos” e o cheiro a terra molhada, chega também o cheiro a material escolar novo e há livros que ocupam novos lugares nas prateleiras – o novo ano letivo já começou para alguns e para outros está prestes a começar!

Os últimos anos têm trazido muitos desafios. A sensação de que tudo pode mudar de repente e de que as certezas não existem. Que o segredo do sucesso passa muito mais pelas competências de resiliência e capacidade de adaptação e não meramente pelo domínio de conteúdos teóricos. A importância da dimensão emocional, para além do intelecto propriamente dito, ganhou uma dimensão nunca antes vista. Passou a valorizar-se mais, finalmente, o sentir, a proximidade, o valor de um sorriso num rosto que tantas vezes teve de ser escondido…

No ano letivo passado, a perceção de que “este ano vamos ter aulas sempre na escola”, trouxe para muitos o viver das emoções aprisionadas. A reatividade comportamental tem sido um denominador comum dentro e fora dos espaços escolares. O foco num comportamento equilibrado e o espaço para métodos de trabalho/estudo ficou abalado e muitas vezes substituído pelo uso excessivo da tecnologia onde tudo se torna mais fácil de ser gerido…

Chegou um novo setembro e com ele uma nova oportunidade de definir objetivos, talvez um dos aspetos mais importantes para catapultar o desenvolvimento das nossas crianças mas também de adultos. Definam-se objetivos, com metas realistas e passo a passo, reformulados sempre que necessário. A Vida é uma construção! Privilegie-se o equilíbrio emocional, com o assumir de que “somos todos diferentes” não é apenas uma fase mas a maravilha da diferença que nos desafia todos os dias…

Na CRIAR um dos nossos lemas é “criar um sem fim de possibilidades”. Um bom ano letivo para TODOS!

Drª Paula Marques

Psicóloga Clínica